LCbank TEST13381
Blog
Conheça os 5 tipos de benefícios MAIS indeferidos pelo INSS

Conheça os 5 tipos de benefícios mais indeferidos pelo INSS

O órgão indefere centenas de milhares de benefícios todos os meses, veja nesse artigo os benefícios mais negados pelo INSS.

  O que você vai conferir neste artigo?

  1. Contexto e números gerais;
  2. O que fazer quando o INSS indefere o benefício;
  3. Os benefícios que o INSS mais indefere;
  4. Conclusão;
  5. Autor.

Primeiramente, eu entendo que estatística pode ser um pouco chato pra você. Mas às vezes, precisamos olhar para os números. E prepare-se para ver grandes números quando se trata de benefícios previdenciários.

Em novembro de 2022, o INSS concedeu 447.388 benefícios no total de 708.148 milhões de reais. É um número e tanto considerando que estamos falando apenas do mês de novembro.

Mas, nesse mesmo mês de novembro de 2022, o órgão cessou 414.543 benefícios, suspendeu 17.758 e indeferiu ou negou outros 435.116.

inss negado - LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

Dessa maneira, por esses números podemos ver a enorme quantidade de pessoas que buscam receber seus direitos em momentos de necessidade.

Precisamos, ainda, destacar que o Estado arrecada dinheiro das contribuições previdenciárias para atender aos seus cidadãos.

Ou seja, trabalhadores e empresas contribuem para amparar pessoas quando necessário.

E quando o INSS indefere um benefício? Game Over?

Se o INSS indefere um pedido de benefício, existe a possibilidade da pessoa recorrer ou o jogo acaba por aí?

Cinco maiores tipos de benefícios negados pelo o inss -LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

Sim, certamente existe essa possibilidade. Além de recorrer ao próprio INSS administrativamente, o usuário pode, também, entrar com uma ação judicial e pedir a garantia do seu direito na justiça.

Nesse sentido, o INSPER realizou um estudo para identificar quais benefícios previdenciários recebem mais negações e, como consequência, passam mais vezes por processos judiciais.

Cinco maiores tipos de benefícios negados pelo o inss -LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

Assim, se o INSS nega o pedido de alguém, essa pessoa pode ainda recorrer à justiça para garantir seu direito.

O volume de processos de natureza previdenciária que tramitam na justiça é enorme e eles têm grande impacto no judiciário porque eles demandam muito trabalho dos tribunais de uma forma geral.

Quais os 5 tipos de benefícios mais negados pelo INSS?

Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por Invalidez -LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

Se o segurado não comprovar incapacidade permanente para o trabalho, seja por falta de documentação médica adequada, ausência de perícia médica conclusiva ou se o INSS entender que o segurado ainda pode trabalhar, o órgão pode negar um pedido de aposentadoria por invalidez.

Auxílio-Doença

Auxílio Doença -LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

O INSS pode negar o auxílio-doença se o segurado não conseguir provar incapacidade temporária para o trabalho, seja por falta de documentação médica adequada ou se o segurado não cumprir os requisitos necessários para a concessão do benefício.

Pensão por Morte

Pensão por Morte - LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

A pensão por morte pode ser indeferida se não for comprovada a condição de dependente do segurado falecido. O INSS pode negar o benefício se houver dúvidas sobre a dependência econômica ou a existência de outros beneficiários com prioridade.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

O INSS pode indeferir uma solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição se o segurado não tiver cumprido o tempo mínimo de contribuição exigido por lei, se houver inconsistências nos documentos comprobatórios ou se a documentação estiver incompleta.



Aposentadoria por tempo de contribuição - LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

Salário-Maternidade

O INSS pode indeferir o salário-maternidade se a segurada não apresentar os documentos comprobatórios da gravidez, como exames médicos e certidão de nascimento, ou se a segurada não comprovar o período mínimo de carência exigido.

Salário Maternidade - LCbank -Antecipação de RPV e Precatórios do INSS

Por fim, se você teve o seu pedido indeferido pelo INSS, mas ainda não ajuizou uma ação para garantir o seu direito você pode entrar em contato com a Central do Indeferimento que é um serviço consultivo do escritório da Advocacia Carvalho Cavalcante para quem deseja saber melhor sobre como pode recorrer para obter o seu benefício.

Para mais assuntos, acesse nosso blog.

FONTE: Boletim Estatística da Previdência Social, vol 27, número 11. 

Lino de Carvalho Cavalcante

Lino de Carvalho Cavalcante

Advogado - OAB/DF 18.841

Últimas Notícias