LCbank TEST13381
Blog
Benefício negado pelo INSS. E agora? Dica para lidar com essa situação e buscar uma solução

Meu benefício foi negado pelo INSS. E agora? Dica para lidar com essa situação e buscar uma solução.

  O que você vai conferir neste artigo?

  1. Introdução;
  2. O que fazer quando o seu benefício  do INSS for negado;
  3. Recorrer da decisão;
  4. Ajuizar uma ação judicial;
  5. Solicitar uma reconsideração;
  6. Procurar um advogado;
  7. Conclusão;
  8. Autor.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários aos brasileiros. No entanto, nem sempre os pedidos de benefícios são deferidos. Se o seu benefício for negado pelo INSS, você tem algumas opções.

Recorrer da decisão

LCbank - Benefício INSS, como recorrer da decisão?

Você tem 30 dias para apresentar um recurso administrativo. O recurso deve ser apresentado ao INSS, em uma agência da Previdência Social. No recurso, você deve explicar por que discorda da decisão do INSS e apresentar novas provas que comprovem o seu direito ao benefício.

Ajuizar uma ação judicial

Se você não concordar com a decisão do INSS, você pode ajuizar uma ação judicial contra o órgão. A ação deve ser ajuizada em uma vara federal. Na ação, você deve explicar por que discorda da decisão do INSS e apresentar novas provas que comprovem o seu direito ao benefício.

LCbank - Benefício INSS, como recorrer da decisão?

Solicitar uma reconsideração

A reconsideração é um pedido de reavaliação do seu benefício. Você pode solicitar uma reconsideração se você acredita que o INSS não analisou adequadamente os documentos médicos que você apresentou. Para solicitar uma reconsideração, você deve entrar em contato com o INSS e apresentar uma carta explicando por que você discorda da decisão do INSS.

LCbank - Benefício INSS, como recorrer da decisão?

Procurar um advogado

Se você não tiver certeza do que fazer, você pode procurar um advogado especialista em direito previdenciário. O advogado poderá orientá-lo sobre as melhores opções para o seu caso.

LCbank - Benefício INSS, como recorrer da decisão?

Pontos importantes a serem considerados

Ao recorrer da decisão do INSS, nos benefícios que precisam de avaliação médica, é importante considerar os seguintes pontos:

  • É importante apresentar todos os documentos médicos que você tiver. Os documentos médicos são essenciais para comprovar a sua incapacidade para o trabalho.
  • É importante escrever uma argumentação clara e concisa. A sua argumentação deve explicar por que você discorda da decisão do INSS.
  • É importante pedir uma nova avaliação médica. Se você acredita que o INSS não analisou adequadamente os documentos médicos que você apresentou, você pode pedir uma nova avaliação médica.
Judicialização do INSS – A Via Crucis do Trabalhador Brasileiro

Ajuizar uma ação judicial

Se você ajuizar uma ação judicial, você deve estar ciente de que o processo pode ser longo e demorado. No entanto, se você tiver razão, você poderá receber os atrasados benefícios a que você tem direito.

LCbank - Benefício INSS, como recorrer da decisão?

Conclusão

Se o seu benefício for negado pelo INSS, você não deve desistir. Você tem o direito de recorrer da decisão e de ajuizar uma ação judicial.

Aqui estão algumas dicas adicionais para recorrer da decisão do INSS:

  • Certifique-se de que você tenha todos os documentos médicos necessários para comprovar a sua incapacidade para o trabalho.
  • Escreva uma argumentação clara e concisa, explicando por que você discorda da decisão do INSS.
  • Se você acredita que o INSS não analisou adequadamente os documentos médicos que você apresentou, peça uma nova avaliação médica.
  • Se você não tiver certeza do que fazer, procure um advogado especialista em direito previdenciário.
 

Para saber mais sobre Antecipação de Precatório do INSS, Federal e RPV leia os nossos diversos artigos no nosso blog 

Fábio Henri

Fábio Henri

CRA 6-639/2015 e SRTE 10913/DF
Gestor e Jornalista com experiência na área política. Fabio escreve para o LCbank sobre gestão, legislação, empreendedorismo, RPVs e Precatórios.

Como antecipar a sua RPV?

Para receber uma oferta e iniciar a antecipação dos seus créditos, basta preencher o formulário abaixo:

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Últimas Notícias